MDF ou MDP?
Confira nossas dicas de qual material escolher, os melhores móveis e para ambientes corporativos, garantindo conforto e produtividade para seus colaboradores.
A escolha do material certo e de qualidade para ambientes corporativos é fundamental para criar um espaço funcional e confortável. Neste artigo, vamos te explicar a diferença de mdf e mdp, também algumas dicas para selecionar os melhores móveis e cadeiras, considerando aspectos como ergonomia, durabilidade e design. Não perca!


O uso do MDF, ou Medium Density Fiberboard, traz diversas vantagens para diferentes aplicações. Uma das principais razões para optar por esse material é a sua durabilidade e resistência, sendo capaz de suportar peso e impactos sem perder suas propriedades. Além disso, o MDF é um material versátil, podendo ser utilizado na fabricação de móveis, revestimentos, portas e outras estruturas. Sua superfície lisa e homogênea facilita o acabamento, permitindo diferentes opções de pintura, laminação e aplicação de vernizes. Outra vantagem é a sua estabilidade dimensional, ou seja, o MDF não sofre com mudanças de tamanho ou deformações causadas por variações de umidade e temperatura. Portanto, o uso do MDF é uma escolha inteligente para obter qualidade, resistência e versatilidade em projetos diversos.
MDF ou MDP?
Como são formados o MDF e o MDP
Para entender qual a melhor opção podemos iniciar entendendo como as duas matérias-primas são produzidas. Tanto o MDF quanto o MDP são feitos a partir de madeira de florestadas plantadas para este fim, o que muda de fato, são as formas como eles são produzidos.
MDP
O MDP é formado por 3 camadas de madeira triturada e aglutinada entre si. Esse material é muito confundido com o antigo aglomerado.
No aglomerado, as partículas usadas na fabricação eram maiores, por isso o material esfarelava. Já o MDP as partículas são mais densas, principalmente nas partes mais próximas da superfície, além de ser mais resistente, o MDP não esfarela.
A composição é feita por 3 camadas, sendo as duas camadas da superfície mais finas e resistentes, enquanto a camada do meio é mais grossa e robusta.
MDF
Já o MDF é feito da aglutinação de fibra de madeira com resina sintética, por isso ele tem um aspecto mais alinhado.






